segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Choronzon, Coronzon ou 333

Antes de tudo, trilha sonora indicada para a leitura desse post:


Fazer uma pesquisa sobre a origem do demônio Choronzon não foi fácil.
O primeiro artigo que encontrei foi no site Ocultura.org.br (uma espécie de wikipédia da magia, maçonaria, gnosticismo...).

No entanto, a leitura da descrição foi um tanto confusa para que eu, leigo no assunto, conseguisse compreender o que é Choronzon (que também pode ser encontrado como Coronzon ou pelo número 333).

Segundo o Ocultura Choronzon "é um demônio originado dos escritores ocultistas do século XVI no sistema de magia enoquiano. No século XX ele se tornou um elemento importante no sistema thelêmico, fundado por Aleister Crowley, onde Choronzon é o habitante do Abismo, acreditando-se que seja o último grande obstáculo no caminho do Iniciado".

Como disse, cada item desse me levou a uma série de links para tentar compreender um pouco melhor. Vale a pena citar o link relacionado ao Abismo, no qual ele reside, eu aconselho lerem pelo menos os dois primeiros parágrafos:


Já no site cursosdemagia.com.br achei uma definição mais complexa para o Choronzon:
"Vale para ressalva, Choronzon não é um poderoso ser, ele é um sifão, um buraco negro desprovido de luz que absorve tudo que dele se aproxima".


Nada diz quanto a sua forma, ou o fato de ele ter duas bocas, sua característica marcando em Sandman.

Na cultura popular o Choronzon apareceu em algumas histórias em quadrinhos, (Hellblazer da VERTIGO), games (RuneScape, Shin Megami Tensei), filmes (Necromentia) e em muitas letras e albuns de bandas de metal (Megadeth, Internal Suffering, Akercoke...)


Algumas representações do Choronzon:









Nenhum comentário: